Para o bom funcionamento do trabalho colaborativo, a construção de um calendário comum é essencial. Nos Arranjos de Desenvolvimento da Educação, por exemplo, é recomendável estabelecer uma rotina de encontros que possibilite a participação de todos os municípios envolvidos. Além disso, é importante manter contato e estar em alinhamento com outras instâncias e organizações que podem contribuir para o trabalho territorial. Em tempos de isolamento social e com inúmeros desafios a serem superados, manter o cronograma de encontros e diálogos exige maior esforço, mas certamente renderá impactos positivos no futuro.
Organizar encontros virtuais para trocar experiências e falar sobre as recomendações dos governos estadual e federal é uma das estratégias do ADE Serra Catarinense para fortalecer a colaboração neste momento de crise. Os membros do Arranjo trocam informações e documentos úteis aos municípios, além de participarem de eventos virtuais promovidos por organizações como o Movimento Todos pela Educação, a Undime e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O Arranjo também estabeleceu um estudo conjunto sobre o uso de ferramentas de Educação remota, envolvendo profissionais da área da tecnologia da informação.
Outra boa prática estabelecida pelo ADE Serra Catarinense foi a montagem e divulgação de um quadro com ações regionais da Educação municipal no enfrentamento do coronavírus para discussão coletiva.
Aliados à colaboração, a informação e o diálogo são ferramentas importantes para enfrentar as novas demandas da Educação pública. Mesmo que de forma digital, trocar experiências, ideias e iniciativas é um meio para fortalecer relações interpessoais, mantendo a motivação para o trabalho pela Educação.