O Instituto Positivo está desenvolvendo uma série de publicações como forma de registrar e disseminar a experiência dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), que são mecanismos que favorecem o trabalho colaborativo entre municípios próximos geograficamente. Atualmente são 13 ADEs consolidados no país, que unem secretarias municipais de Educação em ações estratégicas que visam à melhoria da qualidade na Educação.
Cada e-book conta a história de um Arranjo e funciona como um mergulho na experiência de colaboração daquela iniciativa. Ali são apresentados os detalhes da implantação, os desafios encontrados e como foram superados, além do crescimento da iniciativa e os próximos passos. A coleção, que vai contemplar todos os ADEs em funcionamento, teve seu conteúdo desenvolvido a partir do diálogo e da aplicação de uma pesquisa com as lideranças dos Arranjos, valorizando a cultura e as particularidades de cada região.
O registro dessas experiências, além de perpetuar o trabalho de colaboração e suas contribuições para o desenvolvimento da Educação pública, ajuda a disseminar as iniciativas colaborativas em prol da Educação e pode servir como guia, auxiliando outros Arranjos que estão em fase de implantação. A produção das publicações começou no ano passado e hoje oito livros já estão disponíveis. A previsão é finalizar a série até maio de 2022.
Conheça os e-books já publicados
ADE Chapada Diamantina
Foi em 1997 que surgiu o embrião do que viria a ser o primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Brasil. Ao perceber os altos índices de analfabetismo, reprovação e evasão escolar da região, uma professora iniciou um movimento colaborativo, que mais tarde se concretizou por meio de formações continuadas para professores e coordenadores pedagógicos.
Ao longo dos anos, o ADE Chapada Diamantina e Regiões vem se fortalecendo e colhendo bons resultados nos índices educacionais, na gestão da Educação e no comprometimento da comunidade com a educação pública. Para conhecer essa história de perto, clique aqui.
ADE Noroeste Paulista
Em 2009, lideranças de Educação da região noroeste do estado de São Paulo iniciaram um diálogo, motivados pelo movimento Todos Pela Educação, que revelou a implantação de um Arranjo de Desenvolvimento da Educação como um caminho possível para estabelecer mecanismos efetivos de colaboração envolvendo municípios do território. Com a forte intenção por parte dos municípios em fortalecer seus laços em prol de melhorias na educação na região, nasceu o ADE Noroeste Paulista.
Hoje, o Arranjo reúne 65 cidades em ações colaborativas, voltadas especialmente para a formação continuada docente e segue em contínua melhoria dos índices educacionais. Para saber mais sobre o ADE Noroeste Paulista, baixe o e-book aqui.
ADE dos Guarás
Em 2013, quando os recém-chegados dirigentes municipais de Educação da região litoral ocidental norte do Maranhão se encontraram na cidade de Mirinzal para um evento do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), foi plantada a semente do que viria a se tornar, um ano depois, um movimento colaborativo que se intitulava Conguarás Educação. A colaboração manteve o grupo unido, mas foi só em 2016 que eles se tornaram o ADE dos Guarás. Conheça a trajetória e as conquistas dessa iniciativa baixando o e-book.
ADE Agreste Litoral Norte
Em 2014, inspirados no Regime de Colaboração e na mobilização sociopolítica produzida no Território da Chapada Diamantina, a Bracell (à época BSC/Copener, do segmento de celulose) convidou o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) para ser parceiro técnico num projeto educacional de cooperação intermunicipal. Assim nasceu o ADE Agreste Litoral Norte, envolvendo quatro municípios dos territórios do Litoral Norte e Agreste Baiano: Cardeal da Silva, Entre Rios, Inhambupe e Itanagra. Quer saber mais como essa história progrediu? Clique aqui.
ADE Granfpolis
A cultura de colaboração já presente no estado de Santa Catarina foi um grande diferencial que impulsionou o território da Grande Florianópolis a trabalhar de forma colaborativa por meio de um Arranjo de Desenvolvimento da Educação. O ano era 2015, e o Instituto Positivo apresentou ao grupo de 22 municípios da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, a proposta de implantação do mecanismo. Muitos momentos de diálogo, envolvendo secretários municipais de Educação, equipes técnicas e também prefeitos, precederam a formalização do ADE Granfpolis. Saiba mais sobre esse Arranjo baixando o e-book exclusivo.
ADE GE5
Foi em 2014, a partir de um destaque dado pelo movimento Todos Pela Educação aos resultados alcançados em Matemática, lá em Tanque do Piauí, que Antonio Silva, então secretário de Educação daquele pequeno município, foi estimulado a acreditar que seria possível, sim, alcançar melhorias na Educação para as crianças e jovens daquela região.
Naquele mesmo ano, Antonio foi convidado a apresentar um relato de experiência exitosa no Seminário de Educação do Noroeste Paulista, evento organizado pelo ADE Noroeste Paulista, em Votuporanga, cuja temática foi “Aprendizagem com melhores resultados em sala de aula”. Esse foi o primeiro passo da história do ADE GE5. Saiba mais sobre essa iniciativa acessando o e-book exclusivo produzido pelo Instituto Positivo.
ADE CoGemfri
Era uma vez uma grupo de municípios que se reunia frequentemente num colegiado específico de Educação dentro da Associação dos Municípios da Região da Foz do Itajaí – Amfri. Lá em 2016, surgiu como pauta numa das reuniões a discussão sobre a viabilidade de implantar um Arranjo, a fim de ampliar ainda mais as ações colaborativas entre as secretarias. Para esse grupo, tudo que pode potencializar suas ações em prol da melhoria da Educação é sempre muito bem acolhido, e não demorou para nascer, então, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí, ou seja, o ADE CoGemfri. Acesse agora o e-book exclusivo que resgata os detalhes da implantação e desenvolvimento deste Arranjo.
ADE Norte Gaúcho
Desafiados pelo professor Mozart Neves Ramos, conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), a fazer algo mais audacioso e impactante pela Educação do Sul do país, e inspirados pelo ADE Noroeste Paulista, dois professores da Faculdade Imed, na região de Passo Fundo, deram início a uma forte mobilização que acabou por fundar o primeiro ADE do Rio Grande do Sul, com 29 municípios. Baixe agora o e-book que detalha a história dessa iniciativa.
Instituto Positivo
Acreditamos no potencial da colaboração para vencer os desafios da Educação.