Duas cabeças sempre pensam melhor que uma. E muitas cabeças, pensando juntas, para buscar soluções conjuntas? Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação são um mecanismo de cooperação intermunicipal, que se estabelece essencialmente entre os municípios. O objetivo desse mecanismo é trabalhar de forma conjunta e colaborativa, entre secretarias de Educação, para assegurar o acesso e o direito de aprendizagem às crianças e jovens da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com qualidade e equidade.

E se em meio à crise do Coronavírus, você pudesse contar com um grupo de trabalho colaborativo, que envolvesse secretarias de Educação de municípios próximos a você, para esclarecer dúvidas, trocar ideias e encontrar os melhores caminhos para vencer os obstáculos?

Os municípios que se organizam em Arranjos evitam o trabalho isolado, pois é possível estabelecer uma articulação intermunicipal baseada na gestão em rede. Assim, os profissionais da Educação evitam o isolamento e fortalecem a troca de experiência e de conhecimentos, aprendendo juntos e superando desafios.

E foi justamente isso que ocorreu no ADE Granfpolis, na primeira semana em que foi aconselhado o isolamento social e as aulas foram todas suspensas. Secretários de Educação e equipes técnicas das secretarias, de 19 dos 21 municípios que compõem o Arranjo, se reuniram numa videoconferência, com o objetivo principal de se apoiarem e esclarecerem os próximos passos a serem seguidos.

Conforme destacou Gilmara da Silva, consultora técnica do Instituto Positivo, parceiro técnico do ADE Granfpolis, “Sentimos a necessidade de conversar com as equipes de Educação para discutir alguns pontos que precisamos pensar juntos, além de reforçar as recomendações baseadas nos recentes decretos de Santa Catarina. Trabalhamos em Regime de Colaboração e, neste momento, mais do que nunca, precisamos estar unidos e alinhando os trabalhos que serão realizados”.

A oportunidade proporcionou a troca de ideias sobre decisões importantes a serem adotadas pelas secretarias municipais neste momento: atenção às resoluções e decretos já publicados com orientações para Educação; busca por informações em fontes oficiais; e criação de uma rotina de trabalho, pois os órgãos públicos não podem parar. Outro tema abordado foi a reposição dos dias letivos perdidos.

A partir dessa ação, os municípios passaram a realizar videoconferências semanais e/ou quinzenais, com apoio de outras instituições, e contando com a participação de especialistas de outras áreas; conseguiram se organizar burocraticamente diante dos decretos estabelecidos, por exemplo a nova lei 786 do PNAE; e também desenvolveram o hábito de trocar virtualmente atualizações diárias sobre novos decretos, vídeos com orientações práticas, debates e troca de experiências.

Além dessa iniciativa que ocorreu no ADE Granfpolis, em Santa Catarina, muitas outras experiências positivas estão sendo desenvolvidas pelo Brasil afora, nos outros 13 Arranjos de Desenvolvimento da Educação existentes no país.