INCENTIVO AO REGIME DE COLABORAÇÃO

O principal objetivo do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Esse compromisso foi firmado em 2015, após uma consulta aos públicos de relacionamento do Grupo Positivo. Tal consulta revelou o interesse de que o Positivo passasse a direcionar sua expertise em Educação e os recursos do investimento social privado para contribuir com a melhoria da qualidade da Educação pública brasileira.

Segundo dados do IBGE (2014), quase 70% dos municípios brasileiros possuem menos de 20 mil habitantes. Esses municípios guardam inúmeras riquezas, mas também enfrentam inúmeros desafios, como a falta de recursos e a reduzida capacidade de gestão governamental, que se agravam quando são associadas à descontinuidade dos governos. A Educação, em geral, é bastante afetada por tais condições.

Estratégia - Instituto Positivo
Instituto Positivo - Ilustração Estratégia 02

MATRÍCULAS DA
EDUCAÇÃO BÁSICA
DA REDE PÚBLICA
SÃO DO ENSINO
INFANTIL E
FUNDAMENTAL

Atualmente, os municípios são responsáveis pelo atendimento de grande parte dos alunos brasileiros, pois aproximadamente 70% das matrículas da Educação Básica da rede pública estão vinculadas ao ensino infantil e ao fundamental. Sendo assim, boa parte do sucesso da agenda educacional do país e do alcance das metas do Plano Nacional de Educação passará pela capacidade que os municípios tiverem na condução dos seus planos locais.

A gestão de uma rede de ensino envolve uma complexidade de atividades em múltiplas dimensões, como infraestrutura, gestão, formação, remuneração e carreira docente, currículo, didáticas, legislação e até mesmo uma cultura pedagógica. Nesse sentido, o apoio mútuo gerado entre secretarias de Educação de municípios de um mesmo território geográfico tem muito a contribuir.

A decisão de se associar, conduzir um diagnóstico territorial, identificar prioridades comuns, constituir metas e se apoiar mutuamente pode ser uma decisão vital para que as potencialidades locais sejam somadas e compartilhadas. O que um município poderia levar anos para aprender sozinho, em Regime de Colaboração poderá levar meses ou até mesmo semanas.

No entanto, quando os municípios decidem se associar em Regime de Colaboração, muitas dúvidas surgem, no campo legal, metodológico, financeiro e pedagógico. E é para suprir tais dúvidas e para estimular que mais territórios se organizem em Regime de Colaboração que o Instituo Positivo atua. Priorizamos trabalhar com Arranjos de Desenvolvimento da Educação, um mecanismo homologado pelo Conselho Nacional de Educação e previsto no Plano Nacional de Educação.

Estratégia - Instituto Positivo

Nesse sentido, atuamos no incentivo e apoio à implantação de arranjos, na articulação de uma rede que envolve todos os arranjos existentes no país, em ações de advocacy, contribuindo nos âmbitos Executivo e Legislativo a fim de fortalecer as políticas públicas de Educação e, também, na produção e disseminação de conhecimentos sobre o tema. 

Formamos uma rede de apoio que conta com a adesão de profissionais do Positivo, além de pais e alunos da Educação Básica das unidades do Grupo. Também nos associamos a pesquisadores, professores, secretários de Educação, organizações da sociedade civil, para juntos construir conhecimento e compartilhar com a sociedade brasileira.

Nós acreditamos que o futuro da Educação brasileira passa pelo fortalecimento da atuação dos líderes da Educação, pois serão eles que, bem preparados, poderão prestar assistência aos professores, agentes prioritários e fundamentais no processo de ensino aprendizagem.

Por fim, o Regime de Colaboração só fará sentido se alcançar a sala de aula e impactar os alunos.