Transição de Gestão na Secretaria de Educação
A obra tem como principal intuito trazer algumas respostas (ou disparar novas perguntas) sobre quais caminhos os Dirigentes Municipais de Educação podem tomar em tempos de transição de gestão.
A obra tem como principal intuito trazer algumas respostas (ou disparar novas perguntas) sobre quais caminhos os Dirigentes Municipais de Educação podem tomar em tempos de transição de gestão.
Baixe agora a cartilha "Transição de Governo Municipal" e confira ideias e sugestões que podem auxiliar na continuidade de projetos já implantados e em execução.
A 11ª edição da revista Colaboração apresenta algumas pautas estruturantes que estão em discussão na esfera da Educação, como a revisão do Plano Nacional da Educação e a Educação para as Relações Étnico-raciais (Erer). Permeando essas discussões, a articulação entre VEJA MAIS >
Esta obra traz uma atualização do cenário dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), além de contextualizar os aspectos normativos desse modelo de cooperação intermunicipal e apresentar uma análise quantitativa e qualitativa, a partir de uma série de indicadores selecionados, do contexto de 13 ADEs que, em 2021 (início da pesquisa) podiam ser considerados como implantados e consolidados.
2022 foi um ano de esforços dedicados à nossa principal missão: a melhoria da qualidade da Educação pública, por meio do incentivo ao Regime de Colaboração entre sistemas de ensino. Confira as ações desenvolvidas pelo IP acessando o relatório.
Chegou a décima edição da Revista Colaboração, buscando trazer sempre pontos de vista qualificados e reflexões instigadoras, contribuindo sempre para o trabalho em prol da Educação brasileira de qualidade.
Chegou a nona edição da Revista Colaboração, buscando trazer sempre pontos de vista qualificados e reflexões instigadoras, contribuindo sempre para o trabalho em prol da Educação brasileira de qualidade.
Depois de vivenciar a experiência de trabalhar em colaboração, os 8 municípios desse Arranjo não viam a hora de novamente se reunir e fortalecer o trabalho territorial por meio de um novo Arranjo de Desenvolvimento da Educação. E foi assim que nasceu, em janeiro de 2019, o ADERA – Arranjo da região dos Açaizais, contando com experiências adquiridas e principalmente muita vontade de fazer dar certo a educação na região.
Com assessoria do MEC para sua implantação, nascia em 2018 o ADE Serra Catarinense, unindo 17 dos mais gelados municípios do estado. As práticas colaborativas e solidárias das comunidades cristãs católicas da Serra e a existência de uma forte identidade cultural na região, que fortalece o sentimento de pertença à cultura do sul do país são alguns dos pontos fortes para a rápida decolagem dos trabalhos colaborativos deste Arranjo.
Um pequeno mas sólido grupo de colaboração.