Transição de Gestão na Secretaria de Educação
A obra tem como principal intuito trazer algumas respostas (ou disparar novas perguntas) sobre quais caminhos os Dirigentes Municipais de Educação podem tomar em tempos de transição de gestão.
A obra tem como principal intuito trazer algumas respostas (ou disparar novas perguntas) sobre quais caminhos os Dirigentes Municipais de Educação podem tomar em tempos de transição de gestão.
Esta obra traz uma atualização do cenário dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), além de contextualizar os aspectos normativos desse modelo de cooperação intermunicipal e apresentar uma análise quantitativa e qualitativa, a partir de uma série de indicadores selecionados, do contexto de 13 ADEs que, em 2021 (início da pesquisa) podiam ser considerados como implantados e consolidados.
2022 foi um ano de esforços dedicados à nossa principal missão: a melhoria da qualidade da Educação pública, por meio do incentivo ao Regime de Colaboração entre sistemas de ensino. Confira as ações desenvolvidas pelo IP acessando o relatório.
Chegou a nona edição da Revista Colaboração, buscando trazer sempre pontos de vista qualificados e reflexões instigadoras, contribuindo sempre para o trabalho em prol da Educação brasileira de qualidade.
Depois de vivenciar a experiência de trabalhar em colaboração, os 8 municípios desse Arranjo não viam a hora de novamente se reunir e fortalecer o trabalho territorial por meio de um novo Arranjo de Desenvolvimento da Educação. E foi assim que nasceu, em janeiro de 2019, o ADERA – Arranjo da região dos Açaizais, contando com experiências adquiridas e principalmente muita vontade de fazer dar certo a educação na região.
Com assessoria do MEC para sua implantação, nascia em 2018 o ADE Serra Catarinense, unindo 17 dos mais gelados municípios do estado. As práticas colaborativas e solidárias das comunidades cristãs católicas da Serra e a existência de uma forte identidade cultural na região, que fortalece o sentimento de pertença à cultura do sul do país são alguns dos pontos fortes para a rápida decolagem dos trabalhos colaborativos deste Arranjo.
Um pequeno mas sólido grupo de colaboração.
Da fragilidade de 9 municípios nasceu um grupo de trabalho colaborativo.
Formado por municípios que pertencem à mesorregião norte e oeste do estado do Maranhão, o Arranjo trabalha por melhorias na Educação pública.
Um Arranjo que nasceu com incentivo de uma faculdade, mas agora já anda sozinho.