window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-122798106-2');

Arranjos de Desenvolvimento da Educação: o que podemos aprender com suas trajetórias?

Esta obra traz uma atualização do cenário dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), além de contextualizar os aspectos normativos desse modelo de cooperação intermunicipal e apresentar uma análise quantitativa e qualitativa, a partir de uma série de indicadores selecionados, do contexto de 13 ADEs que, em 2021 (início da pesquisa) podiam ser considerados como implantados e consolidados.

ADE Região dos Açaizais (ADERA)

Depois de vivenciar a experiência de trabalhar em colaboração, os 8 municípios desse Arranjo não viam a hora de novamente se reunir e fortalecer o trabalho territorial por meio de um novo Arranjo de Desenvolvimento da Educação. E foi assim que nasceu, em janeiro de 2019, o ADERA – Arranjo da região dos Açaizais, contando com experiências adquiridas e principalmente muita vontade de fazer dar certo a educação na região.

ADE Serra Catarinense

Com assessoria do MEC para sua implantação, nascia em 2018 o ADE Serra Catarinense, unindo 17 dos mais gelados municípios do estado. As práticas colaborativas e solidárias das comunidades cristãs católicas da Serra e a existência de uma forte identidade cultural na região, que fortalece o sentimento de pertença à cultura do sul do país são alguns dos pontos fortes para a rápida decolagem dos trabalhos colaborativos deste Arranjo.

Ir ao Topo