Além dos cuidados com higiene e o cumprimento das orientações das autoridades sanitárias, a pandemia também exige atenção redobrada à saúde mental. É possível que a situação aumente a ansiedade, insegurança, tristeza e outros sentimentos diante do isolamento social e das incertezas.
Para promover reflexões sobre felicidade e bem-estar, o projeto Gestores Escolares em Movimento, do ADE Granfpolis, organizou um encontro digital para diretores escolares e coordenadores pedagógicos do território, com um palestrante especializado em felicidade e motivação, trazendo mensagens de acolhimento, alegria e bom-humor.
Novo normal e estratégias para superar os desafios do momento foram alguns dos temas abordados. “O que estava planejado para acontecer em 2025 está acontecendo agora e nós tivemos que nos adaptar. Temos encontrado oportunidades nesta crise, muitas descobertas de habilidades. O professor não é mais apenas professor, é o Classroom Influencer. Este é o momento de muito aprendizado para quando voltar à sala de aula saber não apenas passar o conteúdo da disciplina, mas lidar com uma nova criança que retorna para as salas de aula”, destacou o facilitador do encontro, Nino Paixão.
Ao todo, foram mais de 300 participantes, que puderam aprender mais sobre o funcionamento do cérebro humano, tirar dúvidas e refletir sobre a importância do investimento em felicidade e bem-estar, inclusive no momento de retomada das aulas.
Para os participantes, o momento de troca foi surpreendente e ajudou na motivação. “Nos abriu muitos caminhos para que possamos superar os obstáculos que nos cercam. Vejo os encontros do projeto com muita importância para nos aprofundar em um aprendizado cada vez melhor”, comentou José Dalvo Borba, diretor do Centro de Educação Infantil Municipal Dona Virgínia, de Biguaçu.
O encontro marcou o retorno das atividades do projeto Gestores Escolares em Movimento, que desde 2018 promove espaços de diálogos e reflexões aos diretores escolares e coordenadores do território do ADE Granfpolis. A novidade é que a partir de agora, as formações serão feitas em ambiente virtual, como forma de atender às recomendações das autoridades sanitárias sobre o distanciamento social e, ao mesmo tempo, dar continuidade às ações já previstas para o projeto.