Já pensou que a comunicação pode ser uma grande aliada em trabalhos colaborativos? Quando a comunicação é planejada de forma estratégica, diferente de uma simples divulgação de informações, ela é capaz de estimular o engajamento, o entusiasmo e a responsabilidade dos envolvidos. 

É certo que uma comunicação frequente, transparente e fluida pode gerar maior sintonia no grupo. Dessa forma, os integrantes passam a nutrir um sentimento de que aquilo que fazem também está sendo feito por outros, da mesma categoria, com os mesmos propósitos e sentidos.

https://youtu.be/8JJegztZPnw

Mas como estruturar a comunicação de forma a estimular a cooperação?

Existem algumas práticas que podem ajudar nesse processo. Confira algumas delas e coloque-as em prática com o seu grupo:

Em primeiro lugar, certifique-se de que os membros do grupo se sintam donos das informações. Todos estão confortáveis o suficiente para repassar as informações do trabalho e utilizá-las como fontes de análise? E ainda: todos estão preparados para trazer os dados como argumentos em defesa do próprio trabalho colaborativo? 

Quando estamos trabalhando em colaboração, permitindo que todos tenham poder de decisão, é essencial que a informação seja democrática. Para isso, busque escolher os canais adequados para cada mensagem, respeitando as particularidades do grupo.

Organizar as informações de forma acessível também é uma estratégia muito importante. É uma ação simples, fácil, barata e que pode contribuir para que todos encontrem os dados do trabalho sempre que for necessário. E fique ligado aos recursos tecnológicos que já temos à disposição. Ferramentas digitais como o Google Drive, o Dropbox ou o OneDrive são úteis e sem custo! 

Registrar todos os dados é a regra de ouro. Além de deixar um legado para o território, os registros vão permitir a realização de análises e, quando for preciso, possíveis correções no rumo do trabalho. 

Para que a sociedade também compreenda a importância do trabalho da iniciativa de colaboração, aposte em ferramentas como as redes sociais e/ou o trabalho de uma assessoria de comunicação. Isso pode contribuir para promover o trabalho no território e até para fomentar parcerias. 

 

e-book comunicação

Quer mais dicas como essas? Baixe o e-book “O sucesso de um ADE passa por uma boa estratégia de comunicação” e confira todos os detalhes para engajar o grupo e fortalecer a colaboração por meio da comunicação.