Liderança colaborativa: você está preparado?

Em trabalhos coletivos, a figura do líder é imprescindível para exercer funções atreladas à representação, comunicação, organização e condução dos trabalhos, estimulando o engajamento de todos.

Essa é uma posição que precisa ser legitimada pelos participantes do grupo, como forma de garantir e respeitar a democracia.

A escolha da liderança deve considerar a postura colaborativa, que busca constantemente parcerias para fortalecimento do trabalho coletivo; a habilidade de mediar conflitos de forma isenta, sem deixar de incentivar o debate e que ainda seja responsável por resguardar um espaço suprapartidário, saudável e participativo.

Cabe também ao líder a função de despertar o interesse constante sobre os temas relevantes, avaliar o engajamento e, em especial, garantir que a autonomia e a voz ativa sejam valorizadas.

Você tem um estilo de liderança colaborativo?

No livro “Colaboração: o segredo dos grandes líderes para evitar armadilhas, promover a união e conseguir excelentes resultados”, o autor Morten Hansen elege três comportamentos importantes para um estilo de liderança colaborativo:

  1. Redefinir sucesso: líderes colaborativos redefinem sucesso e enfocam objetivos maiores que os objetivos pessoais limitados. Buscam consenso, soluções pragmáticas e meio-termo.
  2. Envolver outras pessoas: líderes colaborativos envolvem outras pessoas no processo decisório e demonstram ter mente aberta – a alternativas, a opiniões divergentes, ao diálogo e ao trabalho conjunto.
  3. Ser responsável: líderes colaborativos responsabilizam-se e exigem responsabilidade dos demais.

Faça uma pesquisa rápida e subjetiva. Escolha uma pessoa para avaliar: você mesmo, seu chefe, seu subordinado ou outra pessoa. Avalie a pessoa segundo seu comportamento e características. Anote um número de 1 (de maneira nenhuma) a 7 (em grande medida) que melhor descreva o avaliado.

 

Comportamento Pergunta 1 a 7
Redefinir sucesso como a realização de objetivos maiores 1. Você põe seus objetivos em segundo lugar e os objetivos abrangentes do grupo em primeiro?
2. Preocupa-se com seus próprios objetivos em detrimento dos objetivos maiores do grupo? Neste item, anote de 1 a 7 e depois subtraia de 8. A nota resultante é o número que deve ser preenchido ao lado
3. Quando diante de uma situação de discordância, você consegue fazer as pessoas terem uma visão mais global?
4. Você é bom em descobrir pontos em comum em pessoas com objetivos e interesses diferentes?
Soma dos resultados (perguntas 1 a 4)
Envolver outras pessoas 5. Identifica-se com pessoas de opiniões diferentes?
6. Estimula diálogos no início do processo?
7. Toma decisões sozinho ou invalida decisões do grupo com frequência? Neste item, anote de 1 a 7 e depois subtraia de 8. A nota resultante é o número que deve ser preenchido ao lado
8. Você pensa como envolver as pessoas em vez de dar as pessoas o que fazer?
Soma dos resultados (perguntas 5 a 8)
Assumir a responsabilidade 9. Você assume responsabilidade por erros?
10. Diz com frequência “Eu sou responsável”?
11. Exige responsabilidade da parte das pessoas?
12. Garante que os outros não assumam responsabilidade pelos seus atos?
Soma dos resultados (perguntas 9 a 12)
Total dos resultados

 

 

Confira o resultado e perceba seus pontos fortes e fracos:

Primeiro quartil Segundo quartil Mediana Terceiro quartil Quarto quartil
1.       Redefinir sucesso 4 – 16 17 – 19 20 21 – 23 24 – 28
2.       Envolver outras pessoas 4 – 13 14 – 17 18 19 – 22 23 – 28
3.       Responsabilidade 1 – 17 18 – 19 20 21 – 23 24 -28
Nota total 12 – 49 50 – 57 58 59 – 64 65 – 84
Dedução Não é um estilo de liderança colaborativo Estilo de liderança colaborativo relativamente fraco Estilo de liderança colaborativo moderado Estilo de liderança colaborativo muito bom Estio de liderança colaborativo excelente


2020-04-09T15:19:14-03:00